-
Arquitetos: HAMAAN Studio
- Área: 950 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mohammad Soroosh Jooshesh
-
Fabricantes: AGT Highglass, Alfam, Handmade Brick, Hermes, Knauf
Descrição enviada pela equipe de projeto. Protótipos são análogos a embriões em diferentes espécies: enquanto possuem semelhanças iniciais, eles se transformam singularmente e são criados sob o efeito de impulsos ricos de vida. No âmbito arquitetônico, a criação e a transformação são resultantes de diferentes forças relacionais. Portanto, não podemos perder de vista essas relações vitais, caso contrário, repetimos um corpo morto: um objeto em si, uma "tradição" lutando em uma guerra retórica com outros símbolos.
No projeto "2 Ivans, 2 Casas", Ivan como protótipo é uma reinterpretação das típicas casas do planalto central do Irã. Não se trata apenas da forma, mas também o que essa forma possibilita. Ivan é um padrão mínimo e eficiente, respondendo a uma situação em que as casas precisam severamente de diversidade espacial.
A diversidade espacial é uma necessidade para uma casa autônoma contemporânea. Tal articulação cria um conjunto consistente de espaços abertos, semiabertos e fechados que se encaixam nas forças imanentes das casas contemporâneas no Irã. Não desperdiça a terra nem está sujeita a estereótipos. Encaixa-se bem na circulação e nos proporciona vistas. Não é apenas ornamental. Como arquitetos, buscamos encontrar e desenvolver esses chamados embriões. É sempre uma questão transformá-los em criaturas vivas no seu contexto imediato.
Historicamente, Ivan criou muitas relações espaciais, e por isso pode ser aplicado ao design contemporâneo. No projeto, temos dois "Ivans" em dois níveis. O primeiro é chamado de "Ivan do passeio". Ele está no térreo e proporciona ao duplex relações visuais emergentes com os vizinhos, o quintal e as árvores. O segundo Ivan é chamado de "Ivan de entrada". Ele está no segundo andar e fornece à segunda casa diferentes funções, como movimento e pausa na circulação. Esses dois Ivans compartilham uma genealogia comum, mas têm emergências diferentes que criam dois gostos diferentes, duas casas diferentes dentro da mesma estrutura.
Os Ivans compartilham uma linguagem para se encaixar em uma estrutura coerente. Um diálogo sobre a terra, o céu, o bairro, o interior e o exterior. Dessa forma, eles podem ser considerados extensões espaciais. Uma extensão que integra a vista das árvores existentes ao espaço de vida dentro da casa e mantém a conexão espacial entre o quintal vizinho atrás e a fachada. Neste projeto, Ivan é o pivô para tornar as ligações possíveis entre o interior e o exterior, o céu e as árvores dos vizinhos.